SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1A experiência do adolescente usuário de implante coclearA orientação profissional como instrumento reabilitador de pacientes portadores de doenças crônicas e deficiências adquiridas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

KOTHER MACEDO, Mônica Medeiros; GOBBI, Adriana Silveira  e  WASCHBURGERI, Evelise Machado Pinto. Marcas corporais na adolescência: (im)possibilidades de simbolização. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2009, vol.15, n.1, pp. 90-105. ISSN 1677-1168.

Na adolescência, o corpo é tomado por intensas modificações biológicas e psíquicas que podem ser equiparadas a uma vivência de invasão. O trabalho psíquico próprio da adolescência encontra no corpo um cenário privilegiado de expressão. Objetiva-se, neste artigo, por meio das contribuições da Psicanálise, propor uma leitura de problemáticas da adolescência nas quais a busca por marcas corporais pode expressar as (im)possibilidades de simbolização das conflitivas próprias dessa etapa. Dessa maneira, as expressões no corpo são abordadas não apenas como recursos de elaboração do excesso, próprio da experiência de ressignificação da adolescência, mas, principalmente, como manifestações que podem revelar o fracasso desse processo. O uso de tatuagens e piercings, circunscritos ao contexto adolescente, é abordado com o intuito de enfatizar que essas marcas corporais ocorrem simultaneamente às intensas transformações da adolescência. Esses fenômenos são abordados, privilegiando-se a singularidade dessa idade da vida.

Palavras-chave : adolescência; corpo; psicanálise; tatuagens; piercings.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License