SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1A orientação profissional como instrumento reabilitador de pacientes portadores de doenças crônicas e deficiências adquiridasBem-estar subjetivo em mães de crianças sorointerrogativas para o HIV/AIDS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

SAMPAIOI, Rodrigo P. A. de  e  FERREIRAII, Ricardo Franklin. Beleza, identidade e mercado. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2009, vol.15, n.1, pp. 120-140. ISSN 1677-1168.

Este artigo busca compreender um fenômeno contemporâneo aqui denominado de supervalorização da beleza: a intensa busca por atender a padrões de beleza corporal. Pela análise de contingências favorecedoras do surgimento e manutenção desse fenômeno, articulada com os conceitos de identidade e estigma, procura-se compreender a relevância desse fenômeno na construção da identidade de pessoas submetidas à sua pressão. Assim, o trabalho busca uma compreensão do universo simbólico em que essa supervalorização da beleza se dá e suas possíveis implicações na construção da identidade pessoal. Como possibilidades de posicionamento diante da demanda por beleza, o trabalho sugere quatro posições: submissão, rejeição, vias não emancipatórias de ação, e as posições de conformidade ou inconformidade, possíveis vias emancipatórias de relação com a supervalorização da beleza.

Palavras-chave : identidade; beleza; estigma; emancipação; discriminação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License