SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Beauty, identity and marketCaregivers of children and adolescents with leukemia: coping strategies analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

LIMA, Flávio Lúcio Almeida; SALDANHAI, Ana Alayde Werba  and  OLIVEIRA, Josevânia da Silva Cruz de. Bem-estar subjetivo em mães de crianças sorointerrogativas para o HIV/AIDS. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2009, vol.15, n.1, pp. 141-157. ISSN 1677-1168.

Este estudo teve por objetivo verificar o bem-estar subjetivo em mães que têm crianças com diagnóstico sorointerrogativo para o HIV, atendidas por um SAE (Serviço de Atendimento Especializado) na cidade de João Pessoa-PB. A amostra de conveniência foi composta por 30 mães que têm crianças com diagnóstico de soropositividade indefinido, com idades variando de 19 a 39 anos (M=27, DP=5,18). Foram aplicados a escala de bem-estar subjetivo (EBES) e um questionário sociodemográfico. Os dados foram processados pelo programa estatístico SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) e analisados por meio de estatística bivariada (teste t de Student; análise de variância). Os resultados indicaram instabilidade no bem-estar subjetivo e associação do fator “afetos positivos” com o “tempo de cuidado”. Concluiu-se que a vivência de uma situação interrogativa diante do HIV/AIDS emana sentimentos diversos que têm relação com a história da epidemia, o enfrentamento e as implicações para os diversos domínios pessoais, entre eles, a maternidade.

Keywords : transmissão vertical; HIV/AIDS; bem-estar subjetivo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License