SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Subjective well-being in mothers of children with an undefined diagnosis of soropositivity for HIV/AIDSIs there a place for sublimation in contemporary social bonds? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

MENSORIO, Marinna Simões; KOHLSDORF, Marina  and  COSTA JUNIOR, Áderson L.. Cuidadores de crianças e adolescentes com leucemia: análise de estratégias de enfrentamento. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2009, vol.15, n.1, pp. 158-176. ISSN 1677-1168.

Este estudo teve como objetivo principal investigar mudanças nas estratégias de enfrentamento adotadas por 30 cuidadores ao longo do semestre inicial de tratamento de leucemia de crianças e adolescentes. A escala de modos de enfrentamento de problemas (EMEP) foi aplicada ao diagnóstico depois de dois a três meses, desde o início do tratamento, e após cinco a seis meses de tratamento. Em aplicações correspondentes, foi usado o inventário Beck de ansiedade (BAI). Observou-se uma redução dos níveis de ansiedade no decorrer do tratamento, bem como o predomínio de estratégias de enfrentamento focadas em práticas religiosas, problema e busca por suporte social. Sugere-se um maior cuidado das equipes de oncologia pediátrica para a identificação das necessidades de intervenção psicossocial que envolvem os pacientes e seus cuidadores. Os dados permitem planejar intervenções preventivas que aumentem a probabilidade da aquisição e manutenção de estratégias de enfrentamento mais eficientes por parte dos cuidadores.

Keywords : enfrentamento; psico-oncologia pediátrica; leucemia; cuidador.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License