SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Bem-estar subjetivo em mães de crianças sorointerrogativas para o HIV/AIDSHá lugar para sublimação no laço social contemporâneo? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

MENSORIO, Marinna Simões; KOHLSDORF, Marina  e  COSTA JUNIOR, Áderson L.. Cuidadores de crianças e adolescentes com leucemia: análise de estratégias de enfrentamento. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2009, vol.15, n.1, pp. 158-176. ISSN 1677-1168.

Este estudo teve como objetivo principal investigar mudanças nas estratégias de enfrentamento adotadas por 30 cuidadores ao longo do semestre inicial de tratamento de leucemia de crianças e adolescentes. A escala de modos de enfrentamento de problemas (EMEP) foi aplicada ao diagnóstico depois de dois a três meses, desde o início do tratamento, e após cinco a seis meses de tratamento. Em aplicações correspondentes, foi usado o inventário Beck de ansiedade (BAI). Observou-se uma redução dos níveis de ansiedade no decorrer do tratamento, bem como o predomínio de estratégias de enfrentamento focadas em práticas religiosas, problema e busca por suporte social. Sugere-se um maior cuidado das equipes de oncologia pediátrica para a identificação das necessidades de intervenção psicossocial que envolvem os pacientes e seus cuidadores. Os dados permitem planejar intervenções preventivas que aumentem a probabilidade da aquisição e manutenção de estratégias de enfrentamento mais eficientes por parte dos cuidadores.

Palavras-chave : enfrentamento; psico-oncologia pediátrica; leucemia; cuidador.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License