SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Cuidadores de crianças e adolescentes com leucemia: análise de estratégias de enfrentamentoSaúde da mulher e práticas de governo no campo das políticas públicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

BISPO, Fábio Santos; SOUZA, Marcelo Fonseca Gomes de  e  JUNIOR, Moisés de Andrade. Há lugar para sublimação no laço social contemporâneo?. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2009, vol.15, n.1, pp. 177-195. ISSN 1677-1168.

Buscamos investigar o conceito de sublimação tal como Lacan o aborda em seu sétimo seminário, tendo em vista os laços sociais possíveis na contemporaneidade: como pensar a sublimação sem confundi-la com o sintoma? Na primeira parte, investigamos o objeto em jogo na sublimação, das Ding, evocada por Lacan quando define a sublimação como a elevação do objeto ao estatuto da Coisa. Na segunda parte, buscamos diferenciar sintoma e sublimação, utilizando-nos da diferença entre o chiste e o lapso: provocar a fissura no campo do código lingüístico, prescindindo do recalque, é uma função do chiste e igualmente da sublimação. Na terceira parte, abordamos os laços sociais contemporâneos que ratificam e dão valor ao objeto sublimado. Esse valor social é insuficiente para afirmar seu estatuto de objeto sublimado, sendo necessária a reflexão sobre a via de satisfação envolvida em sua produção e o gozo evocado no laço social em cada caso.

Palavras-chave : sublimação; sintoma; das Ding; chiste; laço social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License