SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Women’s health and government practices in public policiesAcknowledging difference: the challenge of ethno-psychiatry author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

FONSECA, João César de Freitas. A psicologia do trabalho e os processos de formação de educadores na educação profissional de nível básico: itinerários diversos, encruzilhadas constantes. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2009, vol.15, n.1, pp. 212-231. ISSN 1677-1168.

Este trabalho pretende aprofundar os conhecimentos sobre a atividade dos educadores da educação profissional (EP) de curta duração. Recorre à metodologia da Psicologia do trabalho de Yves Clot, conhecida como clínica da atividade, que tem inspiração vygotskiana, e usa técnicas qualitativas de investigação (registro em vídeo, autoconfrontação direta e cruzada). Foram observados cinco programas de educação profissional dos setores público e privado em Belo Horizonte. Os resultados indicaram a prevalência de aspectos subjetivos na construção do gênero profissional formado pelos educadores de EP, confirmando Clot (2006): o gênero é fortemente influenciado pelo estilo profissional. A análise dos dados obtidos também sugere a convergência entre Psicologia do trabalho e Pedagogia crítica, recomendando o aprofundamento das investigações qualitativas sobre as iniciativas de EP de nível básico. Finalmente este trabalho recomenda que as políticas públicas no campo da EP de nível inicial ofereçam maior atenção às contribuições dos trabalhadores que as executam.

Keywords : psicologia do trabalho; clínica da atividade; educação profissional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License