SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1A psicologia do trabalho e os processos de formação de educadores na educação profissional de nível básico: itinerários diversos, encruzilhadas constantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

BORGES, Lucienne Martins  e  POCREAU, Jean-Bernard. Reconhecer a diferença: o desafio da etnopsiquiatria. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2009, vol.15, n.1, pp. 232-245. ISSN 1677-1168.

Reconhecer a diferença do Outro é o fundamento da etnopsiquiatria, que é necessariamente múltipla e portadora de nuances e de diferenças. É com base na prática clínica no Serviço de Auxílio Psicológico Especializado aos Imigrantes e Refugiados - Sapsir, em Quebec, Canadá, que os autores propõem outro olhar sobre essa disciplina, levando em consideração a dimensão cultural e psíquica da pessoa; apoiam-se também sobre os universos existenciais e humanistas como a necessidade de sentido, de continuidade de si mesmo e de coerência, assim como sobre as diversas dimensões da identidade. O dispositivo clínico proposto, de acordo com os princípios da etnopsiquiatria, articula-se em três eixos: trabalho sobre as relações, trabalho sobre as diferentes dimensões da identidade, trabalho sobre a coerência e o sentido das situações vividas. Essa abordagem permite acompanhar e facilitar as elaborações essenciais implicadas no trabalho psíquico dos refugiados e das pessoas que foram expostas a situações extremas, como a tortura.

Palavras-chave : etnopsiquiatria; psicoterapia intercultural; imigração.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License