SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2A psicanálise é o que reintroduz o Nome do pai na consideração científica.: O que isso significa nos primeiro e segundo ensinos de Lacan? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

RUDE-ANTOINE, Edwige. A ruptura intergeracional em situação migratória. Questão de autoridade, olhar dos filhos sobre seu pai e sobre a paternidade.. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2009, vol.15, n.2, pp. 01-16. ISSN 1677-1168.

Este artigo analisa, com base em entrevistas semidiretivas com jovens filhos de imigrantes, a sua relação com os pais e, em especial, a questão da paternidade. Os resultados mostram que, pelo fato de serem imigrantes ou exilados, os pais encontram dificuldades em integrar outras concepções sobre suas prerrogativas. Eles são confrontados com novos significantes relativos a seu papel, o que pode gerar, para alguns deles, perturbações psíquicas. Os filhos têm problemas para reconstituir a ordem geracional de suas famílias, enquanto os pais negam o fato de serem imigrantes, além de denegar sua origem. Seu exílio e suas inserções na sociedade francesa podem acentuar neles o sentimento de não terem outra identidade senão a de trabalhadores, além de não serem reconhecidos pelos próprios filhos. Existe, pois, uma verdadeira ruptura intergeracional entre esses pais, que aparecem como destituídos de sua função paterna, e seus filhos.

Palavras-chave : pais imigrados; conflito de papéis; ruptura intergeracional; perda da função paterna.

        · resumo em Francês | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License