SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2A ruptura intergeracional em situação migratória. Questão de autoridade, olhar dos filhos sobre seu pai e sobre a paternidade.Análise de erros ortográficos em alunos do ensino público fundamental que apresentam dificuldades na escrita índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

LOPES, Rosa Guedes. A psicanálise é o que reintroduz o Nome do pai na consideração científica.: O que isso significa nos primeiro e segundo ensinos de Lacan?. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2009, vol.15, n.2, pp. 17-35. ISSN 1677-1168.

Para Lacan, a psicanálise reintroduz o Nome do pai na consideração científica. A ciência moderna trata a existência do homem como dedução do pensamento, não como obra de Deus ou da natureza. A psicanálise opera sobre esse sujeito. Entretanto, não o toma como sujeito sem qualidades como a ciência. O sujeito não resulta apenas de um cálculo nem se exaure no pensamento. A operação do recalque é paradoxal: produz um sujeito separado do seu valor fálico, fato decisivo para o pensamento científico porque considera o princípio de realidade, mas produz também o desejo inconsciente. Isso comprova que é impossível ao sujeito comparecer sem qualidades. S1-S2 não são significantes sem qualidades. Implicam o desejo inconsciente. Este texto demonstra o que significa reintroduzir o Nome do pai na consideração científica. Percorre as vias do progresso e as descontinuidades desse conceito na passagem do primeiro ao segundo ensino de Lacan, principalmente com o conceito de objeto a.

Palavras-chave : psicanálise; sujeito da ciência; nome do pai; realidade psíquica; objeto a.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License