SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2A psicanálise é o que reintroduz o Nome do pai na consideração científica.: O que isso significa nos primeiro e segundo ensinos de Lacan?Casar ou não casar?: Motivos e expectativas com relação ao casamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

NOBILE, Gislaine Gasparin  e  BARRERA, Sylvia Domingos. Análise de erros ortográficos em alunos do ensino público fundamental que apresentam dificuldades na escrita. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2009, vol.15, n.2, pp. 36-55. ISSN 1677-1168.

O objetivo desta pesquisa foi realizar uma análise dos erros ortográficos de uma amostra de alunos com dificuldades de aprendizagem. Participaram 18 alunos de 3ª a 7ª séries do ensino fundamental, frequentando turmas de reforço escolar. Os dados foram coletados pela aplicação individual de uma prova de escrita de palavras e outra de produção de texto. Observou-se que as dificuldades ortográficas encontradas não diferem, em sua natureza, daquelas obtidas em estudos com crianças sem dificuldades de aprendizagem, porém evidenciam uma frequência elevada, mesmo entre os alunos do segundo ciclo. Os erros mais comuns foram os de transcrição da fala, seguidos de dificuldades baseadas na análise fonológica, tais como: trocas de letras, marcação de nasalização e sílabas complexas. Discute-se o papel das habilidades de consciência fonológica e morfossintática no planejamento de atividades pedagógicas visando a facilitar a apropriação do sistema ortográfico.

Palavras-chave : erros ortográficos; dificuldades de aprendizagem; consciência fonológica; consciência morfossintática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License