SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Análise de erros ortográficos em alunos do ensino público fundamental que apresentam dificuldades na escritaObesidade mórbida: quando comer vai muito além do alimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

ZORDAN, Eliana Piccoli; FALCKE, Denise  e  WAGNER, Adriana. Casar ou não casar?: Motivos e expectativas com relação ao casamento. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2009, vol.15, n.2, pp. 56-76. ISSN 1677-1168.

O casamento tem sido alvo de intensos questionamentos, devido às transformações nas suas características. Do modelo tradicional às diversas formas de casamento atuais, observam-se mudanças tanto nos papéis conjugais como nas expectativas em relação à união conjugal. Este estudo teve por objetivo identificar motivos e expectativas de adultos jovens frente ao casamento. Para tal, aplicou-se um questionário em 197 participantes, com idade entre 20 e 31 anos, residentes no Rio Grande do Sul. O instrumento teve três partes: 1) dados sociodemográficos; 2) questões sobre projetos vitais e motivos para o casamento, elaboradas para esse estudo; 3) uma questão sobre expectativas, traduzida e adaptada do estudo de Barich e Bielby (1996). Os resultados revelaram que as variáveis que definem a escolha pelo casamento nessa população envolvem aspectos de maior subjetividade (amor, companheirismo e afinidade), assim como coexistem permanências, relacionadas ao modelo tradicional, e mudanças, já características de um novo casamento.

Palavras-chave : casamento; motivos; expectativas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License