SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Casar ou não casar?: Motivos e expectativas com relação ao casamentoGenealogias da alegria índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

ROCHA, Lívia Janine L. F.; VILHENA, Junia de  e  VILHENA NOVAES, Joana de. Obesidade mórbida: quando comer vai muito além do alimento. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2009, vol.15, n.2, pp. 77-96. ISSN 1677-1168.

Com a premissa psicanalítica de que o sujeito se constitui pelo Outro, em uma sociedade em que o mote é a ação e o prazer, buscamos pensar o laço do obeso mórbido com a comida. Uma vez que se objetivou abrir questões em vez de dar respostas conclusivas, não deixamos de pensar: como ele se relaciona com seu desejo e com a falta intrínseca a todo sujeito? Como se articula o modo de gozar que o caracteriza? Como lida com seu corpo? É preciso que esse modo de gozar seja modificado? Abordamos, também, a busca pela cirurgia bariátrica, recurso cada vez mais utilizado. Contudo, é preciso não se buscar soluções ou respostas fora do sujeito, sem acesso às questões subjetivas envolvidas na obesidade mórbida e na busca pela cirurgia. A obesidade é paradigmática em uma sociedade onde uma das formas de padecer é a compulsão, enquanto a tecnologia permite novas ações sobre o corpo antes impossíveis.

Palavras-chave : obesidade mórbida; psicanálise; cultura; cirurgia bariátrica; corpo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License