SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Obesidade mórbida: quando comer vai muito além do alimentoAtivismo e deficiência: um estudo sobre os repertórios que dão sentido à vida independente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

ALMEIDA, Bruno Vasconcelos de. Genealogias da alegria. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2009, vol.15, n.2, pp. 97-113. ISSN 1677-1168.

Genealogias da Alegria tem por objetivo rastrear conceitos e construir planos sobre os quais podemos pensar a alegria como campo problemático. Trata-se de traçar linhas e acoplar fragmentos históricos e literários com a finalidade de subsidiar a discussão contemporânea em torno da alegria. O procedimento genealógico vale-se de trechos das obras de Calímaco e Luciano de Samósata, da elegia erótica romana e da alegria cristã. O passo seguinte consiste em rastrear o pensamento da alegria na obra de Gilles Deleuze, especialmente em três momentos: uma passagem de Diferença e Repetição, um trecho dos Diálogos extraído de Da Superioridade da Literatura Anglo-americana e a comunicação Pensamento Nômade no Colóquio de Cerisy. A alegria não se define como sentimento ou emoção; ao contrário, está ligada à premissa de afirmação da vida e ao caráter trágico da existência.

Palavras-chave : genealogia; alegria; vida; nietzsche; deleuze.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License