SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Fairy tales: from their origin to contemporary clinicWork in the context of flexible accumulation and subjectivity production author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

ESPINOZA, Marina Vieira  and  BESSET, Vera Lopes. Sobre laços, amor e discursos. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2009, vol.15, n.2, pp. 149-165. ISSN 1677-1168.

Este artigo tem como objetivo discutir o tratamento dado ao mal-estar pela psicanálise no mundo contemporâneo, tendo em vista o modo como o sujeito se apresenta: submetido ao discurso do capitalista, desconectado do campo do Outro. Propomos uma manobra a mais no momento das entrevistas preliminares, visando a um enlaçamento entre analista e paciente, pela transferência, entendida como condição de possibilidade a todo tratamento analítico. Defendemos que, pela via do encontro com o discurso do analista e do amor de transferência, é possível promover a articulação do campo do sujeito com o campo do Outro, princípio de todo laço social, e permitir que o sujeito construa uma nova saída para lidar com o mal-estar, implicando-se em sua queixa e no sofrimento que relata.

Keywords : psicanálise; mal-estar; laço social; discurso analítico; transferência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License