SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2About bonds, love and discoursesLevels of estresse and sociobiographic characteristics among graduate students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

TITTONI, Jaqueline; ANDREAZZA, Jaqueline Perozzo  and  SPOHR, Fúlvia da Silva. O trabalho no contexto da acumulação flexível e a produção de subjetividade. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2009, vol.15, n.2, pp. 166-183. ISSN 1677-1168.

Este estudo trata da análise da subjetividade e do trabalho no contexto da acumulação flexível em que a flexibilização é uma de suas principais características, a precarização um de seus efeitos mais marcantes e o desemprego, uma importante manifestação. Nesse estudo exploratório, enfocamos os engendramentos da subjetividade, dos modos de trabalhar e de organizar a vida de trabalhadores administrativos do setor de recursos humanos da indústria metal-mecânica de um polo desenvolvido na Região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. As principais referências teóricas estão relacionadas à discussão sobre subjetividade e do trabalho e nas formulações foucaultianas sobre modos de subjetivação e ética. As análises das informações produzidas indicaram que o sujeito e o trabalho mostram-se “colados”, de modo que é o trabalho que define, orienta e organiza a vida dos trabalhadores, que ampliam a noção de flexibilidade aos seus modos de viver.

Keywords : flexibilização do trabalho; precarização; recursos humanos; subjetividade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License