SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Levels of estresse and sociobiographic characteristics among graduate students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

NOGUEIRA, Anamaria Batista. O acompanhamento terapêutico e sua caracterização em Betim e Belo Horizonte. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2009, vol.15, n.2, pp. 204-222. ISSN 1677-1168.

Após uma revisão bibliográfica sobre a história do acompanhamento terapêutico (AT), juntamente com uma pesquisa feita entre trabalhadores da saúde mental em Belo Horizonte pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), propõe-se uma caracterização do AT, desde sua origem até as perspectivas atuais. Como campo para viabilizar tal pesquisa, as cidades de Belo Horizonte e Betim nos serviram como referências, uma vez que são, respectivamente, pioneiras na execução desse dispositivo clínico em Minas Gerais. Pode-se perceber que há tanto avanços na prática clínica do AT quanto impasses gerados por ela no campo da saúde mental. A função, orientação teórica, finalidade e tipos de indicações poderão nos servir como pontos de apoio que delineiam a clínica do AT no contexto atual.

Keywords : acompanhamento terapêutico; psicose; rede pública.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License