SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3La experiencia con la Literatura en la institución de prisión índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Revista

versión impresa ISSN 1677-1168

Resumen

MOREAU, Delphine. Conjurar a qualificação de violência: justificativas e práticas do recurso à coerção nas hospitalizações psiquiátricas. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2009, vol.15, n.3, pp. 01-21. ISSN 1677-1168.

As hospitalizações sem consentimento estão no centro da acusação contra a Psiquiatria, por esta exercer coerções ilegítimas. Essa crítica é feita pelos próprios profissionais da área. Com cerca de 13% de hospitalizações em duas modalidades definidas pela Lei 90-527, de 27/06/1990 - a hospitalização de ofício e aquela resultante da demanda de um terceiro -, o exercício da coerção é parte integrante do tratamento psiquiátrico e pode incluir reclusão em quartos de isolamento, tratamentos e outras coerções relativas às condições de hospitalização (vestimentas, visitas, recomendações, etc.). A partir de entrevistas com diferentes categorias de profissionais (médicos, enfermeiros e técnicos) e de observações etnográficas nos serviços de urgência psiquiátrica e num serviço de hospitalização, analisamos, por meio de uma abordagem compreensiva, a maneira pela qual os profissionais justificam o uso da coerção e definem seus limites, de maneira a afastar a qualificação de violência.

Palabras clave : hospitalização psiquiátrica; coerções; justificativas.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License