SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3A experiência com a Literatura numa instituição prisional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

MOREAU, Delphine. Conjurar a qualificação de violência: justificativas e práticas do recurso à coerção nas hospitalizações psiquiátricas. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2009, vol.15, n.3, pp. 01-21. ISSN 1677-1168.

As hospitalizações sem consentimento estão no centro da acusação contra a Psiquiatria, por esta exercer coerções ilegítimas. Essa crítica é feita pelos próprios profissionais da área. Com cerca de 13% de hospitalizações em duas modalidades definidas pela Lei 90-527, de 27/06/1990 - a hospitalização de ofício e aquela resultante da demanda de um terceiro -, o exercício da coerção é parte integrante do tratamento psiquiátrico e pode incluir reclusão em quartos de isolamento, tratamentos e outras coerções relativas às condições de hospitalização (vestimentas, visitas, recomendações, etc.). A partir de entrevistas com diferentes categorias de profissionais (médicos, enfermeiros e técnicos) e de observações etnográficas nos serviços de urgência psiquiátrica e num serviço de hospitalização, analisamos, por meio de uma abordagem compreensiva, a maneira pela qual os profissionais justificam o uso da coerção e definem seus limites, de maneira a afastar a qualificação de violência.

Palavras-chave : hospitalização psiquiátrica; coerções; justificativas.

        · resumo em Francês | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License