SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Conjuring up the qualification of violence: justifications and practices of the resource of coercion in psychiatric hospitalizationsSexual exploitation of children and adolescents from the perspective of population’s members author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

BOECHAT, Mhyrna  and  KASTRUP, Virgínia. A experiência com a Literatura numa instituição prisional. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2009, vol.15, n.3, pp. 22-40. ISSN 1677-1168.

Este trabalho discute os desdobramentos de uma oficina de leitura com internos de uma prisão no Rio de Janeiro. A oficina se insere no quadro de trabalhos que usam a arte como instrumento de produção de subjetividade e transformação social, como política cognitiva e existencial. Para a compreensão da instituição-prisão, são usadas as ideias de Erving Goffman, Michel Foucault e Loïc Wacquant. Sobre os estudos de produção de subjetividade em oficinas de leitura, o texto toma como referencial Gilles Deleuze, Felix Guattari e Virgínia Kastrup. Foram realizados encontros semanais com um grupo heterogêneo quanto à escolaridade, para a prática da leitura em conjunto. São apresentados relatos dos encontros, para demonstrar a dinâmica do grupo e a multiplicidade dos efeitos produzidos. O texto analisa a potência da arte, precisamente da Literatura, como fator expansivo de subjetividade na atmosfera de violência e privação que caracteriza a instituição prisional.

Keywords : literatura; produção de subjetividade; prisão.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License