SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Conjurar a qualificação de violência: justificativas e práticas do recurso à coerção nas hospitalizações psiquiátricasA exploração sexual infanto-juvenil sob a ótica de membros da população índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

BOECHAT, Mhyrna  e  KASTRUP, Virgínia. A experiência com a Literatura numa instituição prisional. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2009, vol.15, n.3, pp. 22-40. ISSN 1677-1168.

Este trabalho discute os desdobramentos de uma oficina de leitura com internos de uma prisão no Rio de Janeiro. A oficina se insere no quadro de trabalhos que usam a arte como instrumento de produção de subjetividade e transformação social, como política cognitiva e existencial. Para a compreensão da instituição-prisão, são usadas as ideias de Erving Goffman, Michel Foucault e Loïc Wacquant. Sobre os estudos de produção de subjetividade em oficinas de leitura, o texto toma como referencial Gilles Deleuze, Felix Guattari e Virgínia Kastrup. Foram realizados encontros semanais com um grupo heterogêneo quanto à escolaridade, para a prática da leitura em conjunto. São apresentados relatos dos encontros, para demonstrar a dinâmica do grupo e a multiplicidade dos efeitos produzidos. O texto analisa a potência da arte, precisamente da Literatura, como fator expansivo de subjetividade na atmosfera de violência e privação que caracteriza a instituição prisional.

Palavras-chave : literatura; produção de subjetividade; prisão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License