SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3A exploração sexual infanto-juvenil sob a ótica de membros da populaçãoRepercussões do abuso sexual incestuoso sobre a relação mãe X filha índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

PERTY FRONER, Janaína  e  ROHNELT RAMIRES, Vera Regina. A escuta de crianças vítimas de abuso sexual intrafamiliar na concepção de profissionais que atuam no âmbito do Judiciário. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2009, vol.15, n.3, pp. 60-81. ISSN 1677-1168.

O objetivo desta pesquisa foi analisar as concepções de profissionais da área da saúde e operadores do Direito a respeito da escuta das crianças que experimentaram abuso sexual intrafamiliar. Foi realizado um estudo descritivo transversal, utilizando-se a técnica de entrevista individual semiestruturada para coleta de dados e análise de conteúdo para análise dos dados. Participaram 15 profissionais da área da saúde e operadores do Direito. Os resultados apontaram para a existência de limitações na escuta da criança no âmbito do Judiciário e para o despreparo dos profissionais para realização dessa escuta. Identifica-se uma tensão entre as necessidades da criança e as demandas do Judiciário com relação à constituição da prova e responsabilização do agressor. Conclui, salientando a importância do trabalho interdisciplinar.

Palavras-chave : escuta de crianças; abuso sexual; judiciário; interdisciplinaridade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License