SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3A escuta de crianças vítimas de abuso sexual intrafamiliar na concepção de profissionais que atuam no âmbito do JudiciárioEnfrentamento, locus de controle e preconceito: um estudo com pessoas de orientação sexual homoafetiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

ALMEIDA AMAZONAS, Maria Cristina Lopes de; ALMEIDA OLIVEIRA, Patrícia de  e  BARROS MELO, Liliane Maria Martins de. Repercussões do abuso sexual incestuoso sobre a relação mãe X filha. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2009, vol.15, n.3, pp. 82-100. ISSN 1677-1168.

Esta pesquisa buscou compreender a relação entre mães e filhas após a descoberta e denúncia do abuso sexual incestuoso sofrido pela criança. Foram entrevistadas quatro mulheres que denunciaram o abuso incestuoso sofrido pelas filhas. Suas falas foram submetidas à análise de conteúdo. Os resultados demonstram que essas mulheres são muito exigentes em relação a si mesmas quanto ao papel de mães e conduzem as relações com suas filhas numa tentativa constante de protegê-las. Esse desejo de proteger a filha é tão forte, que dificulta a construção de novos relacionamentos amorosos. Todas apresentam medo de confiar novamente em um parceiro, tendo em vista o temor de que ele possa se tornar um novo agressor de sua filha. Isso permite pensar na dificuldade dessas mulheres de viver novos relacionamentos amorosos ou mesmo conviver com outros homens em espaços comuns.

Palavras-chave : violência sexual intrafamiliar; relacionamento afetivo; mulher; mãe.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License