SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Escolas de tempo integral e atividades extracurriculares: universos à espera da Psicologia brasileiraPsicanálise e ideologia: a violência da representação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

MARTINS DIAS, Natália  e  BIGHETTI, Cássia Aparecida. Intervenção em habilidades metafonológicas em estudantes do ensino fundamental e desenvolvimento de leitura. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2009, vol.15, n.3, pp. 140-158. ISSN 1677-1168.

Investigou-se a eficácia de um procedimento de intervenção sobre habilidades metafonológicas, implantado pela professora, em desenvolver habilidades de leitura em estudantes da 1ª série. Participaram 1 professora e 59 crianças de duas classes de 1ª série (Grupo Experimental - GE; Grupo Controle - GC) do ensino fundamental de uma escola pública do interior de São Paulo. Utilizou-se de procedimento para desenvolver consciência fonológica e ensinar correspondências grafofonêmicas e, para avaliação pós-intervenção, o “Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras” (TCLPP). A própria professora implantou as atividades no GE, por 15 a 20 minutos diários. O GE desempenhou-se melhor que o GC no TCLPP total e em praticamente todos os subtestes. Diferenças significativas entre os grupos foram evidenciadas em TCLPP total e subteste de trocas fonológicas. resultados revelam a eficácia das instruções fônicas, aplicadas pela própria professora em contexto de sala de aula, no desenvolvimento da habilidade de leitura de seus alunos.

Palavras-chave : consciência fonológica; leitura e escrita; intervenção.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License