SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Intervencion sobre habilidades metafonologica;s en los estudiantes de la educación básica y desarrollo de la lecturaLa transmisión del psicoanálisis en la universidad a través de los estudios de casos clínicos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Revista

versión impresa ISSN 1677-1168

Resumen

TEIXEIRA, Antônio M. R.. Psicanálise e ideologia: a violência da representação. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2009, vol.15, n.3, pp. 159-171. ISSN 1677-1168.

O artigo trata do problema examinado pelo ensaísta alemão Walter Benjamin, em “Por uma crítica da violência”, relativo à submissão violenta da linguagem, em seu uso instrumental representativo, assim como dos impasses relativos à crítica da ideologia, na perspectiva do materialismo histórico e da psicanálise. Esses impasses estão referidos à impossibilidade de se tratar da violência da representação fora de um discurso representativo, como também à ausência de um observatório externo à ideologia ou de um lugar extraideológico desde onde uma crítica da ideologia poderia exercer-se. Nessa abordagem, procurou-se explicitar os meios que a psicanálise oferece para se pensar a violência ideológica da representação mediante um tratamento conceitual da dimensão da exceção soberana.

Palabras clave : psicanálise; violência; representação; ideologia; exceção.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License