SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3A transmissão da psicanálise na universidade a partir do estudo de casos clínicosBases sociológicas, antropológicas e psicológicas do comprometimento organizacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

SATO, Leny. Trabalho: sofrer? Construir-se? Resistir?. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2009, vol.15, n.3, pp. 189-199. ISSN 1677-1168.

Neste artigo, teço, brevemente, algumas considerações sobre o trabalho e suas vinculações com o sofrimento e com a construção da subjetividade para, então, dedicar-me a relatar eventos nos quais a resistência dos trabalhadores e trabalhadoras se expressa. Para tanto, recorro a situações observadas no cotidiano de trabalho no chão de fábrica de uma indústria de alimentos em São Paulo. O conhecimento sobre o dia a dia de trabalho foi construído mediante pesquisa de cunho etnográfico, que perdurou por cerca de oito meses. Os processos organizativos cotidianos são compreendidos pela leitura micropolítica. Parti da constatação de que os trabalhadores buscam evitar o sofrimento no trabalho mediante a resistência. Descrevo duas situações nas quais os contrapoderes são desenvolvidos de modo astucioso, utilizando-se do discurso gerencial e tirando proveito das circunstâncias.

Palavras-chave : psicologia social do trabalho; micropolítica; trabalho; trabalhadores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License