17 3A perspectiva cognitivo-comportamental dos aspectos psicossociais que interferem na qualidade da relação médico-pacienteCrime passional ou homicídio conjugal? 
Home Page  

Psicologia em Revista

 ISSN 1677-1168

RODRIGUEZ, Andréa; FERREIRA, Rhaniele    ARRUDA, Angela. Representações sociais e território nas letras de funk proibido de facção. Psicol. rev. (Belo Horizonte) []. 2011, 17, 3, pp. 414-432. ISSN 1677-1168.

Este artigo apresenta, por meio de uma análise de letras de funk "proibido de facção", uma leitura da territorialidade do tráfico de drogas nas favelas. Esse estilo musical, que expressa uma cultura específica da juventude urbana pobre, revela cenas de um cotidiano pouco conhecido pela maior parte da população. Para tal, foi realizada a análise do conteúdo de 50 letras de funk, de forma a se compreenderem questões que esse tipo de narrativa faz circular. Destaca-se o território e a territorialidade como categorias de análise que revelam a dinâmica que o tráfico de drogas impõe nos espaços populares da cidade e que incidem diretamente nas representações sociais e práticas dos moradores das favelas

: Território; representações sociais; funk; tráfico de drogas.

        · | | |     ·     · ( pdf )