SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Leitura em uma criança surda após equivalência de estímulosViolência urbana, criminalidade e tráfico de drogas: uma discussão psicanalítica acerca da adolescência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

SAMARA MEGUME, Rodrigues  e  ANGELA MARIA PIRES, Caniato. Subjetividade e indústria cultural: uma leitura psicanalítica da cumplicidade dos indivíduos com a lógica da mercadoria. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2012, vol.18, n.2, pp. 227-246. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2012v18n2p227.

Este artigo busca discutir o conceito de indústria cultural, cunhado por Horkheimer e Adorno (1985), e levantar reflexões articuladas à psicanálise freudiana. A indústria cultural é a subordinação da cultura a lógica da mercadoria. Com isso, o que deveria promover os elementos necessários à construção da autonomia, da individualidade e singularidade, passa a gerar normalização, padronização e submissão. A adesão dos indivíduos a esse fenômeno ocorre por meio de mecanismos inconscientes, principalmente pela identificação com os modelos perversos construídos socialmente. O vínculo estabelecido com a indústria cultural é de natureza libidinal (o indivíduo a idealiza, sem jamais ter o retorno afetivo desse investimento). Tal engolfamento configura-se como uma violência simbólica, em que o indivíduo familiariza-se com o sofrimento. Impedido de exteriorizá-lo, ocorre uma autoagressão: torna-se indiferente ao próprio sofrimento e ao sofrimento alheio e ou passa a gozar de sua dor, estabelecendo vínculos sadomasoquistas. Será possível sair da violência dessa cumplicidade?

Palavras-chave : Indústria cultural; Psicanálise; Processos identificatórios; Violência simbólica; Sadomasoquismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )