SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3The development of assertiveness ability and interaction in school: experience report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

FREIRE, Rosália Carmen de Lima; DUARTE, Nietsnie de Souza  and  HAZIN, Izabel. Fenótipo neuropsicológico de crianças com síndrome de Down. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2012, vol.18, n.3, pp. 354-372. ISSN 1677-1168.

A síndrome de Down (SD) é a causa genética mais comum de deficiência intelectual, com incidência aproximada de um para cada 800 nascimentos vivos. A presença do cromossomo extra 21 (ou de regiões críticas dele) associada a essa síndrome e a consequente alteração na dosagem gênica são responsáveis por diversas anormalidades estruturais e funcionais no sistema nervoso dessas crianças, que podem ser evidenciadas pelo atraso no desenvolvimento neuropsicomotor comumente observado. Alterações nos domínios da linguagem e memória são acentuadas e acabam dificultando a aprendizagem. Por outro lado, habilidades visuoespaciais apontadas como pontos fortes dessas crianças. Esses aspectos constituem um padrão de alterações e capacidades, característicos da SD, denominado fenótipo neuropsicológico. Neste artigo, seráapresentada uma revisão de literaturadas pesquisas que têm sido desenvolvidas acerca dos aspectos neuropsicológicos da SD e que vêm contribuindo para caracterizar o fenótipo neuropsicológico de crianças com essa síndrome, possibilitando intervenções que focalizem áreas de potencial e minimizem áreas em defasagem.

Keywords : Síndrome de Down; Fenótipo neuropsicológico; Avaliação neuropsicológica; Intervenção.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )