SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Fenótipo neuropsicológico de crianças com síndrome de DownA inserção do psicólogo na residência multiprofissional em saúde: um relato de experiência em oncologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

MAIA, Denise da Silva  e  BORTOLINI, Marcela. O desenvolvimento da habilidade de assertividade e a convivência na escola: relato de experiência. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2012, vol.18, n.3, pp. 373-388. ISSN 1677-1168.

A aquisição de habilidades sociais, como a assertividade, inicia-se na infância e constitui-se como importante fator de proteção de problemas emocionais e comportamentais. Este artigo é um relato de experiência profissional referente ao desenvolvimento da habilidade de assertividade com alunos do terceiro ano do ensino fundamental I de uma escola de Porto Alegre. O objetivo foi auxiliar as crianças a desenvolverem um melhor repertório na habilidade de assertividade e obter uma melhora na convivência escolar. Foram realizados encontros semanais com uma turma de 24 crianças durante um ano; neste estudo, serão relatados alguns deles. Os materiais trabalhados nas aulas foram retirados da literatura e de reflexões da estagiária e da supervisora. Observou-se que o trabalho com a habilidade de assertividade possibilitou reflexões, autoconhecimento e mudanças de comportamento pelos alunos. Sugere-se que projetos destinados à promoção de habilidades sociais na infância atuem na prevenção de problemas futuros.

Palavras-chave : Habilidades sociais; Assertividade; Ensino fundamental; Socialização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )