SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3El desarrollo de la habilidad de la aserción y la convivencia en la escuela: relato de experienciaEl espacio de habitación y su importancia para la producción de subjetividad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Revista

versión impresa ISSN 1677-1168

Resumen

MORAIS, Jamile Luz; CASTRO, Emily Suelen Antunes de  y  SOUZA, Airle Miranda de. A inserção do psicólogo na residência multiprofissional em saúde: um relato de experiência em oncologia. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2012, vol.18, n.3, pp. 389-401. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/DOI-10.5752/P.1678-9563.2012v18n3p389.

Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de duas psicólogas e sua inserção no programa da Residência Multiprofissional em Saúde na área de Oncologia do Hospital Universitário João de Barros Barreto. Pioneira no Estado do Pará, a Residência Multiprofissional, baseando-se nos princípios da universalidade, integralidade e equidade, disponibiliza à população um atendimento integral à saúde por meio da atuação direta de profissionais de Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Terapia Ocupacional e Odontologia, nos três níveis de atenção à saúde. Nessa experiência salientamos a importância do psicólogo inserido em equipe multiprofissional de saúde, apontando para a especificidade do seu papel com o paciente e com essa equipe. Por fim, destacamos a oportunidade de compartilhar percepções, sentimentos e condutas clínicas nos grupos desenvolvidos no ambiente hospitalar, centrados na tarefa de abordar o processo de morte e o morrer.

Palabras clave : Psicologia; Residência multiprofissional; Oncologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )