SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Women and work: viewing the tissue and the trap around mobbingThe fantasizing in the psychoanalyst's metapsychological work and in the creative writer: similarities and differences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

ROSA, Miriam Debieux  and  TATIT, Isabel. Errância e isolamento: as dimensões de desejo e de gozo da solidão. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2012, vol.18, n.3, pp. 446-457. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2012v18n3p446.

Esta reflexão foi inspirada no atendimento psicanalítico de migrantes que vivem constante errância e trazem recorrentemente em suas falas a temática do isolamento e da solidão. Este trabalho visa a diferenciar esses dois fenômenos (isolamento e solidão) quanto às dimensões de desejo e de gozo que os envolvem. A solidão e o isolamento estão presentes na experiência de todos (de formas diversas) e são modos de expressar o mal-estar nos tempos atuais. O discurso do isolamento será trabalhado como um efeito do discurso contemporâneo, baseado na lei do mercado, que incita o sujeito aos processos metonímicos e revela assim a dimensão gozante desse fenômeno. Já o discurso sobre a solidão pode sustentar a presença da ausência do outro, a falta e, portanto, é efeito da posição de um sujeito desejante (Tatit, 2011) e, nesse sentido, indica um questionamento à promessa de felicidade ofertada pelo discurso do mercado.

Keywords : Solidão; Desejo; Psicanálise; Isolamento; Migração.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )