SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3O fantasiar metapsicológico do psicanalista e aquele do escritor criativo: semelhanças e distinçõesOs processos de subjetivação de deficientes intelectuais no mercado de trabalho: uma cartografia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

HEINZELMAN, Fernanda Lyrio et al. Corpos em revista: a construção de padrões de beleza na Vogue Brasil. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2012, vol.18, n.3, pp. 470-488. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2012v18n3p470.

Neste texto, discute-se a construção de padrões de beleza nos editoriais de moda da revista Vogue Brasil, na primeira década do século XXI, com o objetivo de investigar os padrões de beleza implícitos, as transformações propostas para o corpo feminino e as relações possíveis entre moda e padrões de beleza. O referencial metodológico usa parte dos estudos de semiótica de Barthes. Nas páginas sobre os 11 anos analisados, pode-se perceber um único perfil estético de mulher: todas as modelos são brancas, jovens e muito magras. O tipo de roupa escolhido nas fotos reforça esse perfil, pois são peças que não vestiriam bem uma mulher com corpo mais volumoso. Por fim, os textos e o tipo de linguagem usada pela revista buscam "glamorizar" o que está sendo apresentado, criando um contexto ainda mais elitizado.

Palavras-chave : Moda; Corpo; Beleza; Mulher.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )