SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Corpos em revista: a construção de padrões de beleza na Vogue BrasilProcessos de identidade social e exclusão racial na infância da solidão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

RIBEIRO, Carlos Alberto  e  ROMAGNOLI, Roberta Carvalho. Os processos de subjetivação de deficientes intelectuais no mercado de trabalho: uma cartografia. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2012, vol.18, n.3, pp. 489-506. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/DOI-10.5752/P.1678-9563.2012v18n3p489.

A Este artigo tem como tema o estudo dos processos de subjetivação de jovens deficientes intelectuais inseridos em empresas no Município de Belo Horizonte, Minas Gerais. Seu objetivo principal é cartografar a trajetória de quatro deficientes intelectuais, maiores de 21 anos, a partir dos seus encontros com o mercado de trabalho, procurando rastrear as forças que atuam nesses territórios e que operam tanto endurecimentos quanto agenciamentos que possibilitam a invenção. Buscamos sustentação na Filosofia da Diferença de Gilles Deleuze e Félix Guattari, também conhecida como Esquizoanálise, que aborda a realidade por meio de planos que coexistem simultaneamente, em estado de imanência, formas e forças. Escolhemos como conceito-eixo para pensar essas realidades o de "território", entendido como segmento, estrato que se sustenta por meio das representações, mas também comporta fluxos, agenciamentos que permitem a expansão da vida.

Palavras-chave : Cartografia; Deficiência intelectual; Trabalho; Subjetivação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )