SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Os processos de subjetivação de deficientes intelectuais no mercado de trabalho: uma cartografia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

MAXIMO, Thaís Augusta Cunha de Oliveira; LARRAIN, Leoncio Francisco Camino Rodriguez; NUNES, Aline Vieira de Lima  e  LINS, Samuel Lincoln Bezerra. Processos de identidade social e exclusão racial na infância da solidão. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2012, vol.18, n.3, pp. 507-526. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2012v18n3p507.

A reflexão teórica sobre os processos de exclusão racial na construção da identidade das crianças negras no Brasil ainda é escassa. Este estudo problematiza sobre as possíveis consequências da discriminação racial na construção da identidade em crianças e adolescentes. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 161 crianças, com idades entre 9 e 12 anos, em uma escola da rede pública. Como material de estímulo, foram utilizadas figuras de "crianças" brancas, morenas e negras, elaboradas com base em traços estereotipados, pelas quais se questionou sobre autocategorização e preferência raciais. Observou-se uma tendência das crianças ao autobranqueamento e uma atribuição às figuras brancas como tendo características socialmente favoráveis (beleza e comunicabilidade) e, às figuras morenas e negras, como tendo características desfavoráveis socialmente (desonestidade), como símbolo de preferência racial.

Palavras-chave : Identidade; Exclusão racial; Branqueamento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )