SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1O desenvolvimento da habilidade de solução de problemas interpessoais e a convivência na escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

BARUS-MICHEL, Jacqueline. A interpretação da diferença dos sexos: inferioridade, estranheza, variedade, igualdade. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2013, vol.19, n.1, pp. 1-16. ISSN 1677-1168.

Até hoje, a constância da subordinação das mulheres, através das épocas e das sociedades, faz da diferença dos sexos um problema específico da relação com o outro. O estatuto social da mulher é efeito de um processo complexo que combina as constituições orgânicas (natureza) e sua transposição metafórica para construções culturais, com ambivalências e denegações dos desejos e das angústias mais profundas, ou seja, com as exigências de ordem social e de reprodução deste. São as transformações do espírito crítico e da emancipação cultural que livram do domínio efetivo original da natureza e restituem a diferença dos sexos às dimensões de uma variação da espécie. Esse processo só pode ser compreendido quando se recorre, entre outras disciplinas, à antropologia, à fisiologia, à sociologia, à psicanálise e à história.

Palavras-chave : Diferença dos sexos; Estatuto da mulher; Cultura; Realidade psíquica; Gênero.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )