SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1A interpretação da diferença dos sexos: inferioridade, estranheza, variedade, igualdadeLúpus: efeitos nos cuidados de si e nas relações familiares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

MAIA, Denise da Silva  e  LOBO, Beatriz de Oliveira Meneguelo. O desenvolvimento da habilidade de solução de problemas interpessoais e a convivência na escola. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2013, vol.19, n.1, pp. 17-29. ISSN 1677-1168.

A escola é responsável pela gestão da convivência e por proporcionar aos alunos aprendizagens que levem à competência social. O desenvolvimento de habilidades sociais, como solução de problemas interpessoais, está relacionado à redução de conflitos e dificuldades comportamentais e emocionais. Este artigo apresenta um relato de experiência profissional com o desenvolvimento de habilidades de solução de problemas interpessoais com alunos do 4º ano do ensino fundamental I do Colégio Israelita Brasileiro. Foi observado que o trabalho com as habilidades de solução de problemas interpessoais na escola é fundamental para o manejo dos conflitos. O artigo possibilitou reflexões sobre a gestão da convivência na escola por meio do trabalho com habilidades sociais.

Palavras-chave : Habilidades sociais; Solução de problemas; Socialização; Ensino fundamental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )