SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1O desenvolvimento da habilidade de solução de problemas interpessoais e a convivência na escolaO fenômeno da transmissão psíquica e o incesto: possíveis articulações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

SILVA, Ana Carolina Santos et al. Lúpus: efeitos nos cuidados de si e nas relações familiares. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2013, vol.19, n.1, pp. 30-42. ISSN 1677-1168.

Realizamos um estudo qualitativo desenvolvido em dois grandes hospitais gerais da capital alagoana, no período de janeiro a julho de 2011, objetivando analisar as pacientes com lúpus atendidas ambulatorialmente quanto aos seus conhecimentos sobre a doença, o impacto desta no seu dia a dia e as suas relações familiares após o diagnóstico. Foram entrevistadas 12 pacientes, todas do sexo feminino, com idade entre 16 e 55 anos. Usamos um roteiro de entrevista aberta, seguindo roteiro previamente elaborado. As entrevistas foram gravadas e transcritas na íntegra para apreciação manual embasada na análise de conteúdo temático. Os resultados mostraram que o lúpus é uma doença impactante para suas portadoras e familiares, mas que nem sempre é vista de modo completamente negativo. O conhecimento está relacionado ao nível educacional, e suas relações familiares favorecem o bom prognóstico da doença.

Palavras-chave : Lúpus; Relações familiares.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )