SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2O Eu e o Outro no mito freudiano da fundação da culturaVocê não fala sobre o Clube da Luta: diálogos entre cinema e psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

SULLIVAN, Eduardo S.. As crianças como objeto de gozo fálico do Outro e o luto patológico. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2013, vol.19, n.2, pp. 203-213. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/DOI-10.5752/P.1678-9563.2013v19n2p203.

O mal-estar contemporâneo não deixa de atingir a clínica das crianças, constituindo um campo de ações nas quais as operações de constituição subjetiva são dificultadas. A elisão ou supressão do luto produz efeitos diferentes nas subjetividades. Como expressão dessa situação, analisamos de que forma o luto patológico materno, quando não tem sido subjetivado, produz efeitos na estruturação da criança. Afirmamos que essas condições da rejeição do não inscrito provocam sérias perturbações no devir subjetivo, originando diferentes pontos de interrupção com consequências variadas em cada uma delas. Analisamos neste artigo as crianças situadas como objeto do gozo fálico do Outro, derivado da fantasmática materna e das operações psíquicas que se encontram perturbadas por essa singular situação.

Palavras-chave : Gozo fálico do Outro; Luto patológico; Maternidade; Fetichismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )