SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2As crianças como objeto de gozo fálico do Outro e o luto patológicoAutoconceito global em estudantes do ensino superior: um estudo comparativo entre iniciantes e finalistas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

MANO, Gustavo Caetano de Mattos  e  WEINMANN, Amadeu de Oliveira. Você não fala sobre o Clube da Luta: diálogos entre cinema e psicanálise. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2013, vol.19, n.2, pp. 214-231. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/DOI-10.5752/P.1678-9563.2013v19n2p214.

Neste ensaio, utilizamos o filme Clube da Luta (1999), dirigido por David Fincher, para explorar as interseções entre cinema e psicanálise. Buscamos entender o que leva Clube da Luta a fazer marca em nossa cultura, trabalhando com a hipótese de que o filme enuncia algo da adolescência, que desponta como um dos traços mais proeminentes dos modos de subjetivação contemporâneos. A adolescência, tomada como um tempo constituinte do sujeito, se expressa pelo ensaio de uma posição autoral que, entretanto, acaba muitas vezes indefinidamente postergada pela própria configuração da cultura. Nesse sentido, interrogamos a dificuldade de produzir uma marca simbólica singular diante do Outro como mola da angústia que atravessa a narrativa de Clube da Luta e aprisiona os sujeitos contemporâneos à condição de adolescentes.

Palavras-chave : Psicanálise; Cinema; Clube da Luta; Adolescência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )