SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2A clínica na carne: subjetividade, corpo e transe em psicoterapia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

HAACK, Karla Rafaela  e  FALCKE, Denise. Infidelid@de.com: infidelidade em relacionamentos amorosos mediados e não mediados pela Internet . Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2013, vol.19, n.2, pp. 305-327. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/DOI-10.5752/P.1678-9563.2013v19n2p305.

A Internet oferece diversas oportunidades para que as pessoas se conectem e se relacionem, propiciando que pessoas se aproximem, favorecendo o estabelecimento de novos relacionamentos, mas também da infidelidade. O objetivo deste trabalho foi investigar as concepções de infidelidade de usuários de Internet que estavam em relacionamentos amorosos mediados pela Internet e em relacionamentos amorosos não mediados por ela. Participaram deste estudo quantitativo, com delineamento comparativo, 86 usuários de Internet de 18 a 55 anos, de 13 Estados brasileiros. As concepções dos aspectos que definem o que é considerado infidelidade para os participantes em relacionamentos mediados e não mediados pela Internet foram bastante parecidas, contudo os resultados apontaram que as pessoas que se relacionam amorosamente pela Internet revelam que a infidelidade se faz mais presente nesse contexto, especialmente pela falta de definição mais precisa de um contrato de exclusividade conjugal.

Palavras-chave : Fidelidade; Internet; Relacionamento amoroso; Comunicação mediada por computador.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )