SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3The impossibility on paternity's role: some considerationsPesticides: a seed planted in the body and mind of rural workers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

MARTINEZ, Ana Laura Moraes. Famílias homoparentais: tão diferentes assim. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2013, vol.19, n.3, pp. 371-388. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/DOI-10.5752/P.1678-9563.2013v19n3p371.

Neste artigo, embasando-me em duas vinhetas clínicas, abordarei a tão complexa e atual discussão a respeito das famílias homoparentais. Apresentarei alguns dos temores sociais e fantasmáticos vinculados a essas famílias, entre eles o temor do apagamento da diferença entre os sexos e o receio de que a criança criada nesse contexto se torne homossexual. Em seguida, mostrarei como problemáticas emocionais encontradas nessas famílias, e que podem contribuir para fixações no desenvolvimento psicossexual infantil, também podem estar presentes em famílias heterossexuais (situação que permite pensar mais nas semelhanças do que nas diferenças entre essas duas modalidades familiares). Destaca-se que um olhar mais aprofundado e cuidadoso sobre as famílias homoparentais, com suas semelhanças e diferenças com relação a outras configurações familiares, é fundamental para questionarmos compreensões preconceituosas que se difundem no meio social acerca delas.

Keywords : .

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )