SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3A impossibilidade no exercício da paternidade: algumas reflexõesAgrotóxicos: a semente plantada no corpo e na mente dos trabalhadores rurais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

MARTINEZ, Ana Laura Moraes. Famílias homoparentais: tão diferentes assim. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2013, vol.19, n.3, pp. 371-388. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/DOI-10.5752/P.1678-9563.2013v19n3p371.

Neste artigo, embasando-me em duas vinhetas clínicas, abordarei a tão complexa e atual discussão a respeito das famílias homoparentais. Apresentarei alguns dos temores sociais e fantasmáticos vinculados a essas famílias, entre eles o temor do apagamento da diferença entre os sexos e o receio de que a criança criada nesse contexto se torne homossexual. Em seguida, mostrarei como problemáticas emocionais encontradas nessas famílias, e que podem contribuir para fixações no desenvolvimento psicossexual infantil, também podem estar presentes em famílias heterossexuais (situação que permite pensar mais nas semelhanças do que nas diferenças entre essas duas modalidades familiares). Destaca-se que um olhar mais aprofundado e cuidadoso sobre as famílias homoparentais, com suas semelhanças e diferenças com relação a outras configurações familiares, é fundamental para questionarmos compreensões preconceituosas que se difundem no meio social acerca delas.

Palavras-chave : .

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )