SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Famílias homoparentais: tão diferentes assimO desejo de partir: um estudo a respeito da tentativa de suicídio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

ARAUJO, José Newton Garcia de; GREGGIO, Maria Regina  e  PINHEIRO, Tarcísio Márcio Magalhães. Agrotóxicos: a semente plantada no corpo e na mente dos trabalhadores rurais. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2013, vol.19, n.3, pp. 389-406. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/DOI-10.5752/P.1678-9563.2013v19n3p389.

Este artigo discute uma experiência de assistência médica e psicológica a trabalhadores rurais, no Serviço Especializado em Saúde do Trabalhador (SEST), no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Essa experiência baseou-se no modelo de intervenção e pesquisa interdisciplinares, envolvendo equipes de Medicina do Trabalho e Psicologia do Trabalho. Os sujeitos assistidos apresentavam, em muitos casos, sintomas difusos de adoecimento físico e mental que podem estar associados tanto aos efeitos do contato com agrotóxicos quanto às condições precárias de trabalho e à vulnerabilidade psicossocial em que vivem. Tais sintomas podem ser compreendidos no quadro dos transtornos mentais menores ou da "síndrome geral de fadiga nervosa", por meio da qual Le Guillant (2006) estudou os nexos entre processos de trabalho e adoecimento. Com base em algumas teorias clínicas do trabalho, são discutidos alguns fragmentos dos casos acompanhados no SEST.

Palavras-chave : .

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )