SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3Scientific production in the field of psychology on deathChildhood trauma and its association with mood disorders in adulthood: a systematic review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

BENEVIDES, Pablo Severiano. Psicologia, diferença e epistemologia: percorrendo os (des)caminhos de uma constituição paradoxal. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2013, vol.19, n.3, pp. 462-479. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/DOI-10.5752/P.1678-9563.2013v19n3p462.

Este trabalho constitui uma tentativa de estabelecer um fio condutor interligando alguns dos principais problemas que assolam o campo da Psicologia: as dificuldades em se erigir como um campo inscrito em uma racionalidade epistêmica ("logia"); a tensão entre as diversas perspectivas teórico-epistemológicas que habitam seu interior, principalmente na circunstância em que recorrem à racionalidade epistemológica para configurarem uma imagem de "Homem"; bem como a cisão, entendida em suas múltiplas formas de aparecimento, entre a atividade teórica e a prática de tal campo. As dificuldades mencionadas serão compreendidas, assim, não como estruturais e definitivas, mas como formas de situar o campo "psi" na tensão entre o espaço do devir, do acontecimento e das multiplicidades que constituem o movimento da diferença e o espaço da epistemologia, caracterizado pelo julgamento e policiamento do pensamento humano, cujo correlato constitui tanto a imagem do pensamento, como o ideal de Homem e de sujeito característicos da Modernidade.

Keywords : .

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )