SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3A crítica à psicanálise: um capítulo censurado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

SILVA, Jackeline Oliveira; MELO, Nedir Santana de  e  VASCONCELOS, Ana Cláudia Leal de. A astúcia invisível de mulheres trabalhadoras de escola. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2014, vol.20, n.3, pp. 427-445. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/DOI-10.5752/P.1678-9523.2014v20n3p427.

O trabalho realizado por auxiliares de serviços gerais e merendeiras de escolas públicas é socialmente marcado pela invisibilidade e desvalorização já que são atividades consideradas manuais, domésticas e naturalizadas como atributos femininos. No entanto essas profissionais têm um saber que vai além de normas e prescrições, o que garante a realização de trabalhos essenciais ao funcionamento das escolas. Com o objetivo de refletir sobre a manifestação da inteligência prática de trabalhadoras de escolas públicas de Manaus-AM, realizou-se uma pesquisa documental, fundamentada pelos pressupostos teóricos da psicodinâmica do trabalho. Identificou-se, nesta pesquisa, que as trabalhadoras elaboram soluções originais e criativas para lidar com as contradições, utilizando-se da inteligência prática, que é aprendida no ato de trabalho. Ao fazer uso dessa inteligência, conseguem realizar suas atividades com êxito e reduzir a possibilidade de descompensação psíquica ou somática, mesmo diante de condições e organização do trabalho precárias e deletérias à saúde

Palavras-chave : Inteligência prática; Auxiliares de serviços gerais; Merendeiras; Escola pública; Psicodinâmica do trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License