SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Phenomenology of intersubjectivity and studies on social cognition: discussions about the joint attentionEpistemological considerations of bioecological perspective on human development about father involvement author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

PEREIRA, Heloisa C.  and  STENGEL, Márcia. Projetos de vida na Pós-Modernidade: possibilidades e limites aos jovens. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2015, vol.21, n.3, pp. 582-598. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/DOI-10.5752/P.1678-9523.2015v21n3p582.

Este artigo discute a temática projeto de vida, considerando a dimensão temporal da Pós-Modernidade. Os projetos fazem parte de nossas vidas em todas as etapas, entretanto, na juventude, esse tema se torna mais pertinente por haver uma exigência social de que os jovens definam alguns caminhos em suas vidas. Discutimos o termo projeto e suas abrangências, explicando seus sentidos, concomitante a estudo bibliográfico sobre juventude, com autores-chave como Melucci, Pais e Dayrell. Apresentamos como a Modernidade e a Pós-Modernidade impactam na visão do homem ao projetar-se. Levantamos questões vivenciadas atualmente pelos jovens, apontando fatores favorecedores e dificultosos da construção dos projetos diante do cenário de mudanças, marcado por incertezas nas quais estão os jovens, cuja transição para a vida adulta não se encontra definida como outrora. Eles precisam criar planos de curto prazo e desenvolver estratégias para enfrentar essa realidade, assim como elaborar respostas para saídas frente ao futuro imprevisível.

Keywords : Projeto de vida; Pós-Modernidade; Juventude.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License