SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1O estruturalismo dialético, psicanálise e o nascimento da psicoterapia de grupoCenários de aprendizagem e noções de saúde: a percepção dos estudantes de Psicologia sobre sua formação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

OLIVEIRA, Nívia Lúcia de Andrade; NASCIMENTO, Marília Noronha Costa do; ARAUJO, Rafaella Lopes  e  PAIVA, Ilana Lemos de. Relato de experiência: a atuação do psicólogo no CRAS e sua contribuição para o fortalecimento dos direitos sociais. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2016, vol.22, n.1, pp. 31-45. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/DOI-10.5752/P.1678-9523.2016V22N1P31.

Este relato tem como objetivo discutir as contribuições da Psicologia para a atuação no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), por meio de uma experiência de estágio curricular ancorada na perspectiva da Psicologia comunitária. Desenvolveu-se uma série de atividades: acolhimento; preenchimento de cadastro de famílias; estratégias de busca ativa: visitas domiciliares, mapeamento das redes socioassistencial e intersetorial, listagens dos beneficiários em descumprimento das condicionalidades do Programa Bolsa Família (PBF) e dos usuários do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI); atividade socioeducativa; articulação com as redes socioassistencial e intersetorial; sistematização das informações. Assim, acredita-se que a atuação do psicólogo, por meio dessas ações, contribuiu para o fortalecimento da garantia de direitos da população atendida. Considera-se que a perspectiva teórica adotada potencializou a realização de um trabalho em consonância com as diretrizes da Política Nacional de Assistência Social (PNAS)

Palavras-chave : Psicologia comunitária; Assistência Social; Proteção social básica; CRAS.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License