SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE TÉRMINO DE RELACIONAMENTOS AMOROSOS EM MÚSICAS DO SERTANEJO UNIVERSITÁRIOA ELIMINAÇÃO DAS DIFERENÇAS ENTRE OS SEXOS: UMA LEITURA PSICANALÍTICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

RIBAS, Renata Freitas; TOMASI, Laura de Oliveira  e  MACEDO, Mônica Medeiros Kother. DIMENSÕES DO EXCESSO E DE REALIDADE: REFLEXÕES COM BASE EM UMA EXPERIÊNCIA DE ESCUTA. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2016, vol.22, n.2, pp. 428-446. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/DOI-10.5752/P.1678-9523.2016V22N2P428.

Em psicanálise, sabe-se que a vivência de um trauma, seja ele real ou fantasiado, causa impactos importantes no psiquismo. Este trabalho propõe, por uma vinheta clínica, a reflexão a respeito dos efeitos do traumático advindo do histórico vivencial e da realidade psíquica do sujeito. No desenvolvimento das proposições deste artigo, utiliza-se de vinhetas de um caso clínico a fim de ilustrar a inter-relação entre experiências da realidade externa e as marcas decorrentes desta na realidade interna. A história de Marta permite apresentar contribuições da psicanálise a respeito de trauma psíquico. Acredita-se ser a escuta analítica um recurso diante das manifestações de dor psíquica oriundas do excesso traumático. Na instauração de condições de tramitação psíquica e de atribuição de sentido às experiências de dor, é possível acompanhar a construção de novas possibilidades de devir ao sujeito psíquico.

Palavras-chave : Psicanálise; Trauma; Realidade psíquica; Realidade externa; Escuta.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License