SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2REFLECTIONS ABOUT A BEGINNING: PSYCHOANALYSIS CLINIC AT THE UNIVERSITYTHE CHROMATIC FORMULA IN PFISTER’S COLORED PYRAMIDS TEST AMONG DIFFERENT AGE GROUPS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

LEO, Maira Barroso  and  COUTO, Luis Flávio Silva. SOBRE OS NARCISISMOS E A CONSTITUIÇÃO DE UM CORPO NO AUTISMO. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2016, vol.22, n.2, pp. 486-500. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/DOI-10.5752/P.1678-9523.2016V22N2P486.

Este artigo tem como objetivo discutir a possibilidade da constituição ou da fabricação de um corpo nos casos de autismo. Partindo do pressuposto teórico-psicanalítico de que os autistas carecem, a priori, de envoltura corporal, lança mão, em primeiro lugar, dos conceitos de eu ideal e de ideal do eu concernentes à teoria do narcisismo e da construção do corpo na obra de Freud. Em segundo lugar, usa conceitos atuais próprios ao modo de funcionamento autístico, como a borda autística, o duplo, os objetos autísticos e as ilhotas de competência, forjados por autores psicanalíticos de orientação lacaniana, para sustentar a hipótese da existência de outras modalidades de constituição de um corpo próprio distintas daquelas propostas inicialmente por Freud e por Lacan.

Keywords : Narcisismo; Eu ideal; Ideal de eu; Corpo; Autismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License